MultiAmanda's Blog

Blog destinado à disciplina de Comunicação e Multimidia.

Saturday, September 16, 2006

AULA 5...

CO-LINKS

a) Qual é o modelo de rede pode ser aplicado ao exercício? Explique.
Considero o CO-LINK um exercício de redes igualitárias, já que as conexões feitas são aleatórias. Um do grupo inicia o texto e os outros vão completanto aleatoriamente a história, caa um de seu jeit. Nenhum nó é diferente do outro, ou seja, todos do grupo têm o mesmo número de conexões em relação aos textos, todos contribuem em todas as histórias.

b) O co-link pode ser considerado um exemplo de CMC? Explique.
Claro. O CO-LINK é um grande exemplo de CMC, já que é através dos textos digitados no computador que as idéias dos integrantes do grupo se completam. É através do computador que os integrantes interagem, completando um o texto do outro.

c) Quais características do hipertexto estão presentes? Explique.
Uma das características é a não-linearidade, já que não há uma sequência certa para os textos. Cada um coloca a sua idéia, completando a idéia do outro. Não havia um destino certo para o texto antes de cada um contribuir.
Outra característica é a modularidade, já que caa idéia encaixava com a outra, de forma a formar, no final, um todo com algum sentido.
E a última característica hipertextual que encontrei no exercício foi a estrutura de rede, uma vez que cada contribuição ao texto deixada pelos integrantes representavam um nó dentro de uma rede de conexões. Essa rede de "idéias" resultou numa história.

d) O texto coletivo é uma forma de inteligência coletiva (Lévy)?
Sim, pois no texto coletivo há um pouco da idéia de cada um, como se cada integrante colocasse no texto o seu conhecimento ou imaginação. A junção dessas imaginações resultou em um todo que representava cada um do grupo. Todos podiam modificar o que quisessem no destino do texto.

0 Comments:

Post a Comment

<< Home