MultiAmanda's Blog

Blog destinado à disciplina de Comunicação e Multimidia.

Tuesday, September 12, 2006

AULA 4...

A) Analisando Fotologs

1- Que tipo de laço social é percebido nas interações?

http://www.fotolog.com/faithzinha/ - Neste fotolog há a presença de laços, essencialmente fortes. Nos comentários que li, percebe-se uma certa intimidade de quem comenta em relação à pessoa do fotolog. Em uma foto na qual a dona do fotolog aparece com um piercing, através dos comentários vimos que a maioria é próximo dela, já que sabia que o piercing era uma novidade.

Ex.: amandableggi @ 2006-09-11 22:37 said:
nao podia ser mais a tua cara ;Diohaiuahiuah;@@@
-
krolpink @ 2006-09-11 21:51 said:
AIIII Q GATAAAAAA!!tah linda amor ^^te amo tanto x~~x@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@~~ minha perfeita

Nesse flog também percebe-se os laços relacionais, já que, como se pode ver nos exemplos, cada pessoa que comenta deixa um link para o seu fotolog. Portanto, todos têm fotolog e, consequentemente, trocam comentários periodicamente.
Também há a presença de laços associativos já que alguns cmentários apresentam semelhanças de personalidade entre quem comenta e o dono do flog. Com a novidade do piercing, há quem disse que já teve um piercing igual.
Ex: xauzinha @ 2006-09-11 22:13 said:
eu quero o meu pilsing no labio de volta :~~fico afu!!!

http://www.fotolog.com/faabee/
Neste flog percebe-se também esses tipos de laços. Começando com os laços fortes, visto através da intimidade dos comentários.
Ex: ahvaisabe @ 2006-09-12 11:25 said:
o casal mais fofo :xAÇLSKSAÇLKSamo vcs (:
-
memorian @ 2006-09-12 12:15 said:
amore da minha vita ! :DIAUSHDAUSHDAamo-te ;@
Também se vê os laços relacionais, já que cada comentário traz o link para o fotolog de quem comentou, assim como no outro flog. Isso mostra uma rede de amigos com fotolog que sempre trocam comentários.
Vê-se também os laços associativos no fato de todos estarem envolvidos em algum acontecimento dali a dois dias. Numa postagem, ela coloca: "2 diiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiias *____*te amo Pedro (l)"
Nos comentários vê-se:
kmy @ 2006-09-04 11:27 said:
2 diiias \o husaidhsauiodhsilinda na foto amor, te amo :*
-
likeasong @ 2006-09-04 12:30 said:
só 2 néeeeeee amor :DTE AMO MINHA MELHOR (l)

2- Quais os tipos de capital social percebidos nas interações?

http://www.fotolog.com/faithzinha/ - Percebe-se o cognativo, já que o grupo de conhecidos que comenta têm conhecimento sobre alguns fatos que envolvem a dona do fotlog. Como exemplo, o fato de ela postar uma foto com piercing e eles comentarem dizendo que ela ficou muito bem é um capital social cognativo, já que todos sabem que o piercing não existia antes.
Há também a confiança no meio social, já que a dona do fotolog coloca em alguns de seus textos informações ocultas ou ambíguas seguidas da carinha ":X", que significa um segredo. Portanto, ela confia no grupo que comenta.
Não consegui perceber o relacional.

http://www.fotolog.com/faabee/ - Neste fotolog também se percebe o cognativo, já que os comentários mostram que o grupo conhece a relação do casal da foto. Eles sabem que os namorados moram longe um do outro, e ficam felizes com o encontro deles. Não percebi mais nenhum outro capital social.

3- Que tipo de CMC existe?

http://www.fotolog.com/faithzinha/ - Neste fotolog há apenas a existência de CMC assíncrona, que se refere a uma comunicação com resposta não imediata, ou seja, que não espera-se que flua instantaneamente. Percebi isso neste flog pois os comentários, quanto ao post, são deixados sem uma previsão de resposta por parte da dona do flog ou de qualquer integrante do grupo que comenta.
Ex.: daneele @ 2006-09-15 15:17 said:
;Oq revolta :

http://www.fotolog.com/faabee/ - Percebi neste fotolog, a exemplo do anterior, a existência de CMC assíncrona, uma vez que os comentários não têm qualquer característica de um diálogo. Os comentários não mostram serem escritos com a finalidade de se obter resposta imediata ou em curto espaço de tempo.
Ex.: fragiledollheart @ 2006-09-15 19:02 said:
que fofinhoo. :)linda. *:

4- Você consegue perceber a existência de um GRUPO através das interações? Explique.

Sim, pois em ambos os fotologs, há a existência de pessoas que comentam assiduamente nos posts. O fato de existirem pessoas que comentam de forma íntima em quase todos os posts dos donos dos fotologs, leva a crer que há um grupo construído pelas interações.

http://www.fotolog.com/faithzinha/:
Ex.: alicellanos @ 2006-09-14 17:43 said:
que revolta amóra!temos que conversar. :)te amofica bem :DDDDbeeeeeijo
-
alicellanos @ 2006-09-15 19:44 said:
eu amo a tua letra! ^^
tb acho que seria muito mais fácil. evitaria váááários constrangimentos ;~às vezes parece que até de propósito é Oo
te amo amóra! mt mt ^^beeeeeeijo

http://www.fotolog.com/faabee/:
Ex.: fabricinha @ 2006-09-11 12:08 said:
tudo de bom! :)@@@@@@:
-
fabricinha @ 2006-09-15 12:18 said:
que mãozinhas gordxinhas! x)que fofos! (l):@@@@
-
fabricinha @ 2006-09-14 11:32 said:
eu ia adorar mais uma semana :(ahsduahduahdsfoto linda,beijo amor! ;@



B) Redes Sociais:

1) Qual o modelo de rede social você julga mais apropriado para os sistemas observados? Explique.

Não considero tais fotologs como redes igualitárias, já que as conexões entre os nós (pessoas que fazem parte do grupo) não são sempre iguais; há os laços fortes e fracos dentrode um mesmo grupo de visitantes assíduos dos flogs.
Considero os fotologs como redes SEM ESCALA e de MUNDO PEQUENO.
O primeiro modelo (Sem Escala), é percebido na popularidade das donas dos flogs, pelo fato de em todos os posts o limite de comentários ser atingido. Assim, elas se caracterizam como HUBS, ou seja, nós com maior número de conexões que os outros, fazendo assim, a ligação entre grupos.
Já o segundo modelo (Mundo Pequeno), é percebido pela ligação entre os integrantes do grupo que comenta nos fotolog. Mesmo que uma das pessoas que comentam não seja conhecida ou diretamente ligada aos outros do grupo, ela está a, no máximo, seis graus de distância. Percebe-se isso, pelos HUBS (donos dos fotologs), que com suas conexões acabam sendo a ponte entre duas pessoas desconhecidas uma da outra, e que comentam no flog.

2) Dê um exemplo de CONECTOR e explique sua importância.

Conectores são como os HUBS da teoria do modelo sem escala, ou seja, referem-se às pessoas, sites, lugares com maior número de conexões que os demais. Esses, são os responsáveis pelas modas, tendências, notícias, fofocas, transformações sociais, já que são os nós conectados a vários grupos. Um exemplo de conector é o site da FOLHA DE SÃO PAULO (http://www.folha.com.br/), o qual traz um número grande de informações e notícias, fazendo com que os sites menores pautem-se acessando o site da Folha.

3) Como as redes sociais podem atuar em campanhas de marketing, por exemplo, no MARKETING DE GUERRILHA muito popular na internet hoje? Explique.

Marketing de Guerrilha é uma técnica alternativa de chamar a atenção para a marca em questão, sem que, necessariamente, seja gasto milhões com publicidade. Esse tipo de marketing é caracterizado por uma estratégia publicitária dentro de uma rede social, procurando atingir geralmente os HUBS, para que a idéia principal de difunda para vários outros grupos. Ex.: A empresa norte-americana de café expresso Starbucks(http://www.starbucks.com/) certa vez espalhou vários copos de café na cidade, em cima de carros estacionados, principalmente taxis, que podem ser caracterizados por HUBS, já que têm contato com muita gente diariamente.

0 Comments:

Post a Comment

<< Home